Veja qual a diferença entre ponteira de escapamento e o abafador esportivo

Nesse artigo vou tirar a dúvida de muita gente, vou falar qual é a diferença entre a ponteira e o abafador esportivo! A resposta para essa pergunta é mais simples do que você imagina:

Abafador Esportivo

abafador-esportivo

O abafador esportivo tem como função dar um ronco mais esportivo para o carro, mas ele não gera mais potência sozinho, é preciso que seja feito um escapamento planejado para maior vazão dos gases expulsos pelo motor.

Exceto o abafador intermediário, que é o modelo LA011, que pode proporcionar aumento de potência, pois ele diminui a restrição dos gases em um ponto mais próximo do motor. Esse aumento é de no máximo 1% de potência. Existe um grande mito de que o abafador esportivo faz aumentar o consumo de combustível ou danifica de alguma forma o motor, isso é mentira.

Os abafadores são acessórios universais, porém é preciso verificar se o espaço disponível no carro em questão é suficiente.

Ponteira de Escapamento

ponteira-escapamento

A ponteira tem como única finalidade melhorar a estética do carro, ou seja, ela não aumenta a potência ou muda o som do seu escapamento, é só estética mesmo. As ponteiras é preciso ver se a saída do escapamento original é do mesmo tamanho da entrada da ponteira que você quer instalar.

Normalmente a saída dos escapamentos originais dos carros são de 2,5 polegadas, assim como a maioria das entradas das ponteiras vendidas também são de 2,5 polegadas. Se a saída do seu escapamento for curvada para baixo, você precisará usar um modelo específico, que é o P004 da Luzian que é feita especialmente.

ponteira-escapamento-luzian-p004

As ponteiras e abafadores Luzian que nós temos na Tuning Parts por exemplo, são produzidas inteiramente em aço inoxidável. E o que isso quer dizer?

Isso quer dizer que você pode pagar um pouco mais agora por ser de aço inoxidável, mas você nunca vai precisar se preocupar, pois a ponteira ou o abafador nunca vão enferrujar.

Equipe Rede Classic

Veja a diferença entre torque e potência

Você já passou pela situação de na hora de comprar um carro ou na hora de preparar o motor dele, se perguntar, o que é mais importante: meu carro ter mais torque ou ter mais potência? Afinal, o que cada um significa? Nesse artigo nós vamos tirar sua dúvida.


Os dois estão relacionados ao funcionamento do motor. Bom, pra gente chegar a uma conclusão e saber qual é o mais importante, antes vamos precisar saber o que cada um representa.

O que é Torque?

O torque normalmente é medido por Kgf/m, que significa quilograma força por metro. Enquanto a potência é medida por Cv, que significa cavalos. O torque está ligado à força que o propulsor pode produzir, enquanto a potência é a rapidez com a qual ele pode trabalhar. Então, o torque é a força responsável por tirar o seu veiculo do lugar. Portanto, quanto maior o torque do veículo, mais rápido o veículo vai sair do seu ponto de partida.

torque-carro

O que é Potência?

Assim como o torque, a potência também é uma grandeza física sempre relacionada à força e que sempre vão trabalhar juntas. O que deixa o torque e a potência diferentes entre si, é o momento em que se é medido cada um. Já no caso da potência, ela tem relação com a velocidade final, ou seja, a velocidade máxima em que o veículo pode chegar.

Você lembra que eu disse que uma das duas coisas que diferenciam a potência do torque, é o momento em que se é medido cada um.  Por isso, quanto maior a potência, maior a capacidade que o veículo tem de chegar a velocidades mais altas.

potencia-carro

Então voltando à pergunta, qual é mais importante? Depende.

Se você diariamente enfrenta trânsito de uma cidade, precisará de um carro com mais torque. Por quê?

Porque como você vai andar pequenas distâncias e voltará a ficar parado novamente em pouco tempo, você precisará de rapidez na arrancada, portanto, vai precisar de mais força para que o carro saia do repouso o mais rápido possível e essa força que o carro precisa é o torque.

Agora, se você precisa de um carro que atinja altas velocidades, você vai precisar de mais cavalos para o seu carro.

O torque simboliza a capacidade de arrancar. A potência faz com que o carro chegue em altas velocidades. A unidade da potência máxima é o cavalo vapor (cv).

Equipe Rede Classic

Fonte: http://blog.tuningparts.com.br/qual-diferenca-entre-torque-e-potencia/

Abrir chat
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?