Conheça o Chip de potência motor Shift Power
Um novo conceito em performance para o seu veículo com essa nova experiência de dirigir seu carro, o novo chip de potência de motor da Faaftech, o Shift Power, chegou para revolucionar o mercado.
Há itens em um carro que são vitais para performance mas também para segurança do rodar, pois sem a correta manutenção podem se tornar um risco em potencial e causar acidentes. E um desses itens é justamente toda a parte da suspensão do veículo.
Essa parte do carro é a responsável por dar estabilidade durante o movimento, mantendo as rodas em contato com o chão, amenizando impactos em terrenos irregulares e permitindo que a viagem seja mais confortável.
Defeitos nos componentes da suspensão podem gerar um alto custo, seja em eventuais acidentes ou simplesmente com o conserto das peças em si, pois uma suspensão defeituosa gera problemas em vários outros componentes.
Portanto, vem entender como manter a suspensão do seu carro sempre em dia
Em geral, a gente só visita o mecânico quando percebe algo estranho, se estiver rodando bem, sinal que tá tudo certo, né?
Bom, se o carro for novo até pode ser, agora, depois de um tempo de uso, é importante ser preventivo e fazer inspeções periódicas, podendo assim executar pequenos ajustes para impedir danos maiores.
Itens como peças desgastadas, falta de lubrificação e outras coisas podem ser facilmente antecipadas em uma boa inspeção e assim prevenir problemas que você poderia ter no futuro.
Deixe o carro sempre alinhado e balanceado
Fazer o alinhamento é de suma importância não só para manter a integridade das rodas e pneus, mas também para evitar o desgaste excessivo dos amortecedores.
Alinhamento e balanceamento são itens imprescindíveis para a vida útil do sistema de suspensão de um carro, sem falar que evitam desgastes nos amortecedores.
Sem alinhamento, o dirigir acaba sendo comprometido e os ocupantes do veículo ficam em risco, além do que a suspensão sofre muito mais.
A dica para perceber irregularidades no alinhamento e balanceamento é quando você sente uma vibração excessiva ou percebe que o carro está puxando mais para um lado ou outro.
Praticamente a vida útil da maioria dos componentes do seu carro vão durar mais se você tiver cuidado ao volante.
Então, evite sempre correr em terrenos irregulares, passar por lombadas e valetas de forma brusca e evite exceder a capacidade de peso do veículo.
Isso tem muita importância para garantir que a suspensão dure mais tempo, então, quando você evita força-lá, as chances são que vão durar por mais tempo e exigir menos manutenção.
Também é válido prestar atenção em ruídos e desconfortos ao dirigir, que podem ser um sinal de desgaste.
Reiterando o que já falamos acima, a suspensão é o que mantém a estabilidade do carro, portanto, de fábrica, há um limite de peso que cada tipo de veículo pode carregar sem comprometer a suspensão e os amortecedores.
Então, evite rodar com seu carro com muito peso dentro, seja excedendo a capacidade dos ocupantes ou mesmo colocando cargas excessivas no bagageiro.
Uma viagem ou outra, pode ser que o peso exceda um pouco, por isso, antes e depois desses eventos, faça uma boa inspeção no seu veículo.
Cada fabricante e cada modelo de veículo tem suspensões diferentes, algumas são mais adequadas para determinadas situações e terrenos do que outras.
Quando você entende qual o tipo da suspensão do seu carro, fica mais fácil saber onde utilizar seu veículo da melhor forma possível.
Suspensão independente, por exemplo, é aquele que permite que cada roda amorteça o impacto sem transferir para outras partes, geralmente é uma suspensão para carros off-road.
Aqui na Classic Premium temos mais de 35 anos de experiência cuidando todos os tipos de veículo com todo tipo de suspensão, portanto, traga seu carro e faça a inspeção para poder rodar suave.
Temos também serviço de alinhamento e balanceamento para deixar seu veículo sempre em dia. Faça uma visita na nossa loja.
Essencialmente, a revisão é uma bateria de exames que diagnosticarão a saúde do seu carro. Nesse momento serão observados o estado de conservação e funcionamento de todos os componentes e sistemas do veículo, sejam mecânicos ou elétricos.
Após o diagnóstico, existindo falhas ou problemas que possam se agigantar no futuro, a oficina responsável efetuará a substituição preventiva de algumas peças. Dessa maneira, realizar a revisão de carros usados é primordial, pois você sai de lá com um carro funcional, alinhado e mecanicamente e seguro para rodar.
Além disso, precisamos dar uma atenção especial à revisão periódica. Ela pode ser um pouco chata, já que por orientação da montadora é predeterminada a acontecer e não depende da intenção do dono.
Manter o manual do automóvel com as periódicas carimbadas é uma das melhores formas de conquistar um comprador: pelo capricho e cuidado.
Até mesmo porque o acompanhamento recorrente oferecido nas periódicas permite que o carro esteja sobre constante análise e manutenção.
Os mecânicos conseguem perceber problemas futuros acompanhando a conservação dos carros de perto. Com isso, ganha-se na extensão da vida útil, já que o desgaste das peças é reduzido.
A ideia de que é melhor prevenir do que remediar se resume a gastar pouquinho durante as revisões programadas, evitando gastar rios de dinheiro lá na frente, retificando um motor inteiro, por exemplo, por ter negligenciado uma simples reposição de fluídos no radiador.
Imagine algo simples como o preenchimento de água ou do óleo nos reservatórios. Ignorar algo tão banal e barato quanto esses processos, pode ocasionar o superaquecimento do motor e, consequentemente, a sua perda.
A prática mais popular entre motoristas e montadoras é respeitar o seguinte parâmetro: revisar a cada 6 meses ou 10 mil quilômetros.
Mas é importante saber que, de peça para peça, existem diferentes períodos em que uma revisão é recomendada. Entenda a lista de itens para revisão de carros por quilometragem:
Até então, você pôde conferir dois parâmetros de período: o programado pela montadora e o específico por peça. Mas e como fica depois de ultrapassar os 20 mil km? A janela de 20 aos 40 mil km exigem alguns cuidados extras, como:
Na janela dos 40 aos 60 mil quilômetros aumenta a lista de itens, verificando e, se necessário, substituindo:
E, por fim, o período sênior da vida de um veículo, carros com mais de 100 mil quilômetros se acrescenta a revisão:
Esses dois procedimentos são fundamentais para que o carro seja estável e seguro ao rodar. Pode-se dizer que o principal vilão da geometria de um veículo é o nosso asfalto lunar, nacionalmente reconhecido pelo excesso de buracos.
Mas e qual o problema de um carro desalinhado e/ou desbalanceado? A implicação direta será no consumo de combustível (aumento) e no desgaste prematuro de alguns pneus. Isso ocorre porque um veículo desalinhado tem maior concentração de peso em determinados pneus.
Essa distribuição desarmônica sobre as rodas desgasta a banda de rodagem dos pneus, enquanto demanda maior esforço do motor para desempenhar a mesma performance de quando alinhado. Essa sobrecarga, tanto de peso mal distribuído quanto de esforço do motor, ocasiona maior consumo de combustível.
Por isso, a cada 10 mil km é indispensável que você faça tanto o alinhamento quanto o balanceamento. O primeiro alinhará o direcionamento das rodas, enquanto o segundo equilibrará a distribuição de peso do veículo sobre os pneus.
A correção da cambagem não costuma ser um procedimento tão recomendado quanto o alinhamento. Isso ocorre porque pequenos desajustes podem ser facilmente corrigidos no outro processo. Mas e então, porque comentá-la?
Bem, você precisará da correção em situações de maior dano ao carro. Por exemplo, a correção de cambagem é essencial após:
atingir uma cratera lunar do asfalto em alta velocidade;
forçar as rodas da frente no meio fio durante uma estacionada (prática muito prejudicial ao seu carro, evite!);
Nada como a pintura de um 0km, não? Mas todo esse brilho é inevitavelmente ofuscado ao longo dos anos de uso. Seja por função da natureza — dejetos de pássaros, chuva ácida, maresia — ou do uso inerente, como os risquinhos no capô que ocorrem depois de andar atrás de um caminhão na rodovia.
Enquanto o seu carro é novo — até 20 mil quilômetros —, você não precisa lançar mão de grandes esforços para manter o brilho, bastando encerar bimestralmente. Agora, se o carro perdeu completamente o brilho ou apresentar manchas, o ideal é recorrer a processos como a cristalização ou o espelhamento da pintura.
No caso da água no reservatório do radiador, chega a ser ainda mais absurdo e irônico, visto que você não precisa pagar por nada, como faria com o litro de óleo.
E o que acontece caso ignorado? Superaquecimento, que vai ocasionar problemas drásticos no motor, com danos irreversíveis ou caríssimos de serem consertados — vide a retífica de um motor por inteiro.
Novamente, com o carro desligado, localize o reservatório de água e preencha precisamente até o nível máximo, sem exceder.
A regra é clara: os filtros de combustível devem ser trocados a cada 10 mil km. Eles são os responsáveis por barrar as impurezas presentes nos combustíveis comercializados nacionalmente.
Dessa maneira, você evita o acúmulo e o trânsito de resíduos abrasivos pelo interior do motor, que prejudicariam notavelmente o desempenho do carro.
Mantenha a revisão desse item em dia e você não precisará passar pela limpeza dos bicos injetores, um processo mais caro e mais trabalhoso.
Nada de extremamente perigoso acontecerá se você não trocar as velas, já que são responsáveis apenas pela ignição do motor. No entanto, você notará sim uma perda de desempenho e um aumento no consumo.
Isso ocorre porque velas gastas geram faíscas muito fracas, comprometendo a agilidade do carro na queima de combustível.
O período amplamente recomendado é a cada 20 mil km, mas há de se considerar que diferentes montadoras apontam períodos distintos e, por isso, é essencial ficar de olho no manual do seu “quatro rodas”.
A recomendação que é a troca do filtro— responsável pela purificação do ar que adentra a cabine — a cada 15 mil km. Dessa maneira, você evita o acúmulo de bactérias e partículas prejudiciais a sua saúde e de todos os outros que utilizam o veículo.
Além do filtro, é bacana higienizar os dutos do sistema de ar-condicionado — afinal, de que adianta um filtro novinho transmitindo ar por uma tubulação suja, não é mesmo? A higienização é recomendada a cada 10 mil km.
A cada 15 mil km deverá ser substituído o filtro de ar do motor. Ele é o responsável pela admissão de ar no motor e é quem impede a entrada e circulação de poeira abrasiva no seu interior.
Vale lembrar que esse período (15 mil km) será reduzido caso você transite em regiões com alto nível de poeira ou fuligem.
Tal como os pneus, os freios são componentes fundamentais para trafegar com um carro, uma vez mais pela ênfase desse sistema na segurança dos motoristas e dos ocupantes. Você mesmo pode conduzir uma breve análise deles.
Dê uma volta no seu quarteirão e deixe os ouvidos atentos a qualquer ruído emitido durante a frenagem. Além disso, note se há alguma resistência/trepidação do pedal ao brecar.
Em ambos os casos, a causa pode ser a vitrificação das pastilhas ou algum outro problema que prejudique o potencial de frenagem do seu automóvel.
E não esqueça de fazer a substituição do fluído do freio a cada 20 mil km. Ignorar essa periodicidade fará com que as peças que compõem o sistema do freio comecem a oxidar. Os sintomas ao frear serão a resistência à parada e ruídos bastante incômodos.
Seja como for, ao notar alguma peculiaridade no funcionamento dos freios, não hesite! Leve o carro até uma oficina mecânica confiável e peça pela análise dos componentes do freio.
Pneus em bom estado são fundamentais para vários aspectos da rodagem:
Essa tamanha influência no rodar do carro se deve ao fato de que são o único componente do veículo que se comunica com o solo. Pneus carecas e/ou com sulcos bastante gastos são um problema crítico, uma vez que quanto menor a aderência do pneu com o solo, maiores as chances de uma fatalidade.
Classic premium, desde 1986 cuidando do seu carro.
Agende a revisão do seu carro já !
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